Santas Missões Scalabrinianas
João Batista Scalabrini, bispo italiano, sentiu-se impelido a dar um suporte religioso a tantos italianos que migraram da Itália para as Américas. Desse impulso, nasceu os Missionários de São Carlos Borromeu, apoiados no pedido de Jesus: “Era migrante e me acolhestes” (Mt 25,35).
Os tempos são outros, mas a necessidade permanece a mesma: ser presença de Deus junto àqueles que são, quase sempre, obrigados a deixar a sua terra em busca de sobrevida. Assim, os scalabrinianos se assumem como “pastores dos migrantes”, esforçando-se para oferecer-lhes vida digna em outras terras.
Não nos custa compreender, portanto, a presença deles nessa semana missionária. Nova Serrana, cidade de uma população majoritariamente migrante e que tomou essa cidade como sua; o desenvolvimento da indústria calçadista deve-se muito à presença desses homens e mulheres entre nós.
As santas missões, entre 13 e 20 de julho, se realizaram no contexto dos 10 anos de criação da paróquia São Geraldo Magela, com a finalidade de renovar o ardor dos fiéis dessa porção do povo de Deus, reavivando a fé em Jesus e sua pertença eclesial. Isso se realizou através de visitas às famílias; encontro com os catequizandos, os casais e os jovens; celebração das velas; confraternização.
Ao fim dessa etapa, celebrada no último domingo, 20, coroou nossos esforços nessa intenção. A alegria, a emoção e o fogo ardente em cada coração são sinais de êxito desse tempo favorável que Deus, generosamente, nos concedeu.
Aprendamos com os irmãos e irmãs scalabrinianos: sejamos, pois, missionários, levando vida e a Palavra da Vida a todos quantos necessitarem.
Texto: Padre Marcelo Luiz Caixeta
Fotos: André Felipe