ECC de São Sebastião do Oeste promove momento de oração pelas famílias

Em preparação ao XVI Congresso da Região Leste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) que aconteceu de 18 a 20 de julho, em Colatina
29 de julho de 2014

No dia 17 de julho, a paróquia de São Sebastião do Oeste vivenciou um emocionante momento de oração pelas famílias. Em preparação ao XVI Congresso da Região Leste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) que aconteceu de 18 a 20 de julho, em Colatina, ES, as dioceses do Regional receberam a Cruz Peregrina motivando os casais do ECC a rezarem pelos preparativos e realização do congresso. Dentro desta preparação a Paróquia de São Sebastião recebeu a Cruz quarta-feira, dia 16. O momento foi vibrante com uma carreata vindo da cidade de Pedra do Indaiá, ultima paróquia a receber a Cruz. A acolhida em são Sebastiao do Oeste serviu de encontro da família ECC das duas paróquias. Recebida com festa na Igreja Matriz, logo em seguida foi celebrada a Palavra, presidida por frei Roger da comunidade Getsemani, de Divinópolis, que falou aos casais de aspectos importantes de superação em vista do bem da família. No dia 17, a Cruz Peregrina ficou exposta durante o dia na Igreja Matriz para oração dos casais, das famílias, e dos fiéis que buscam nela forças para manter a fidelidade a Cristo e na sua Palavra e Ensinamentos. À noite, todos se reuniram, casais do ECC e toda comunidade para a bela Celebração Eucarística, em favor das famílias da paróquia de São Sebastiao. A celebração foi presidida por Pe. Marcelo, pároco, que convidou a todos que pudessem fazer daquela Eucaristia um momento de família, onde todos se abraçam sentindo o calor da presença uns dos outros, superando as dores, feridas e dificuldades enfrentadas na vida dos casais, nas relação entre pais e filhos, entre irmãos. Ao som do ECC da Comunidade de Santa Luzia (Divinópolis), a missa foi uma grande ação de graças pela beleza dos cantos. A pregação foi feita pelo casal Hézio e Gicélia, uma oportunidade para se refletir sobre as muitas realidades da família a partir da experiência do casal, pais de dois filhos e natural de São José da Lages, estado de Alagoas. Além do tema do congresso Família: berço da vida, protagonista da fé, lembraram a todos da importância de se guardar os valores e os bons exemplos dos pais como fonte de inspiração para as novas famílias de hoje. Ao final, o momento de ação de graças foi conduzido pelo jovem e ministro da palavra Cleiton, que falou aos presentes da necessidade de se preencher de Deus e das coisas de Deus mais do que das coisas do mundo. Embalada por uma bela canção do coral Jovem da Paróquia encerrou-se o momento de ação de graças. “Mestre como é bom estarmos aqui” , assim disse Padre Marcelo a todos os presentes, lembrando-se do texto de São Pedro junto à montanha, no dia da transfiguração, comparando aquele momento ao que todos estavam vivendo naquela noite. Mas já era o final de uma bela celebração pelas famílias. Em meio aos agradecimentos, a Cruz foi entregue à senhora Zinha, que após o falecimento de seu esposo, há quase 10 anos, permanece com coração de ECC. Emocionada, ela deu testemunho que aquela missa do ECC era muito importante para ela. Que mesmo viúva, guardava, com muito carinho e amor, o ECC no coração. Disse, ainda, que como não imaginava que Cruz pudesse ir para casa de outros pessoas, além dos casais do ECC, esteve várias vezes rezando junto à Cruz . Não imaginava a supressa que lhes preparava, pois a Cruz, naquela noite, iria para sua casa, junto de sua família. Com a bênção de padre Marcelo, todos ainda permaneceram no átrio da Matriz e partilharam de um gostoso cafezinho comunitário.
Deus seja louvado pela bela experiência desta noite em São Sebastião do Oeste.

 

 

Por: Padre Marcelo Francisco