Conselho Diocesano de Pastoral retoma suas atividades

4 de agosto de 2014

Após ficar  dois anos desativado, devido à transferência de Dom Tarcisio para a Diocese de Duque de Caxias – RJ, no dia 01 de agosto de 2012, o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) fez, sábado,  02/08, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, sua primeira reunião com o atual bispo diocesano, Dom José Carlos.  O CDP é constituído de fiéis, em plena comunhão com a Igreja Católica, clérigos, membros de institutos de vida consagrada e leigos designados, de acordo com o modo indicado pelo bispo Diocesano, para que o auxiliem no exercício de sua função pastoral e evangelizadora, para examinar e avaliar as atividades pastorais na diocese e propor conclusões práticas sobre elas. O CDP tem caráter consultivo, cabendo ao Bispo Diocesano a responsabilidade última nas decisões e também em publicar o que foi tratado, sem com isso diminuir a importância da participação corresponsável das forças vivas da diocese. Também compete ao CDP fazer cumprir o Plano de Pastoral para toda a Diocese de Divinópolis.

Estiveram presentes os vigários das foranias da Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Piedade, Santo Antônio e São Bento; os responsáveis das pastorais do menor, dos surdos, da juventude, missionária da sobriedade, vocacional, familiar, setor juventude e da comissão bíblica catequética; os responsáveis do Conselho de Leigos, dos Focolares, da Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade, da CEBs, da Oficina de Oração e Vida, do Conselho de Leigos, da Renovação Carismática Católica, do Cursilho, E.C.C., das Equipes de Nossa Senhora, do Movimento Familiar Cristão; e das Novas Comunidades Sacramento de Amor, Missão Maria de Nazaré, Amar e Servir, Árvore de Vida e Aliança de Misericórdia. Totalizando 42 pessoas, incluindo Dom José Carlos, Padre Emerson, coordenador diocesano de pastoral, e o Ramon Campos, atual secretário executivo do Centro Diocesano de Pastoral.

A reunião começou com uma dinâmica de apresentação dos participantes, onde cada um recebeu um retalho de pano, que ao se apresentar colocava o mesmo no centro da sala São Geraldo. Após todos se apresentarem, todos os 42  pedaços de retalhos já tomavam forma de uma colcha (foto abaixo), fazendo referência ao CDP, que é formado por diversos movimentos e pastorais, cada um com sua particularidade, que juntos somam forças para a evangelização. Em seguida, foi passada algumas informações e orientações do funcionamento do Conselho Diocesano de Pastoral.

 

Logo após ser explicado o funcionamento do CDP, foi aberto um espaço para os responsáveis dos movimentos e pastorais para falarem das expectativas desse novo tempo do conselho de pastoral.Várias pessoas falaram e partilharam suas expectativas e demandas de seu grupo específico.  E antes da oração final, Dom José Carlos tomou a palavra e fez algumas pontuações finais em ralação ao Conselho Diocesano de Pastoral. A reunião  foi encerrada com uma confraternização e almoço.

Dom José Carlos falou com a nossa equipe sobre a importância do Conselho Diocesano de Pastoral na vida da Diocese de Divinópolis:

 

Ele também falou da ação pastoral do CDP na Diocese de Divinópolis:

 

Quem também falou com a nossa aquipe foi o coordenador diocesano de pastoral, Padre Emerson. Ele falou de como foi a primeira reunião do CDP no novo pastoreio da diocese com Dom José Carlos:

 

 

 

No vídeo abaixo você pode conferir o Padre Emerson falando de como foi o primeiro mês da nova Coordenação Diocesano de Pastoral:

 

 

 

Por: Túlio Veloso